quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Exposição Frida Kahlo - Conexões entre mulheres

Olá Viajantes!! Tudo bem com vcs??

Esse final de semana (08/11) fui pra São Paulo visitar o Instituto Tomie Othake que estava oferecendo a exposição sobre Frida Kahlo e algumas outras artistas surrealistas.

Self-portrait with monkeys
Eu confesso que não conhecia dona Frida Kahlo, claro que eu já ouvi falar o nome dela, sei que ela passou por maus bocados durante sua vida, mas as obras e a vida dela mesmo eu não tinha a menor idéia! 

Graças a minha cunhada fomos até São Paulo pra conferir bem de pertinho essas obras que estavam expostas e para minha surpresa eu adorei!

Frida Kahlo era realmente uma artista e tanto! Mas achei muito engraçado que seus auto retratos ela pintava de uma maneira bem exagerada, pegava as características que ela devia achar ruim nela e potencializava isso, por exemplo as famosas sobrancelhas, se vc ver uma foto dela e comparar com um auto retrato, vc vê que elas não eram tão unidas e cheias de pelos assim, e o bigodinho também não era tão aparente.

Self-portrait as a Tehuana
O mais curioso é que quando ela ia pintar outras pessoas, o retrato saía praticamente igual, por exemplo o Diego, seu marido, vc vê as fotos dele e vê que ele era bem feio (feio mesmo) e quando ela pintava ele, conseguia deixá-lo até que "boa pinta". Tudo fica bastante explicado quando vc descobre que Frida era extremamente obcecada por Diego, um exemplo disso foi mesmo ele tendo traído ela até com a irmã dela, ela o perdoou.

Sei pouco sobre a vida de Frida e prometo que irei descobrir mais porque fiquei bastante intrigada!

A exposição no Tomie Othake se chama "Frida Kahlo, conexões entre mulheres surrealistas no méxico" e esta incrível! Dentre os 143 trabalhos que Frida Kahlo deixou, apenas alguns estão expostos, mas garanto que dá pra sentir bastante o gostinho da arte da pintora. Existem ainda muitas outras obras, esculturas, fotografias, documentos, catálagos e reportagens de outras artistas surrealistas que tiveram algum contato com Frida como a Alice Rahon, Bridget Tichenor, Cordelia Urueta, Jacqueline Lamba, Kati Horna, Leonora Carrington, Maria Izquierdo, Remedios Varo, entre outras.



A exposição quer propor um diálogo entre esse grupo de mulheres que estão vinculadas ao surrealismo, isso gira em torno de Frida, como se ela fosse o detonador de uma série de influências e movimentos geográficos. Essas conexões se formaram por afinidades estéticas e ideológicas exploradas por temas como identidade, corpo, maternidade, família, influência da cultura mexicana, pensamento mágico, exploração do inconsciente e o mundo dos sonhos.

Essas artistas já demonstravam que naquela época as mulheres eram criadoras independentes e audazes, que elaboraram linguagens e discursos imaginativos e inovadores.

As obras que eu mais gostei foram as de Frida Kahlo, Remedios Varo e Bridget Tichenor, elas são lindas demais e cada uma tem sua particularidade de traço, estilo e beleza, claro!


Não entendo muito de arte, não sei dizer quais as particularidades de cada movimento, nem fazer uma análise profunda das obras, mas sei apreciar algo bonito, sei ver beleza no que é diferente e acho que isso conta muito! Vc não precisa ser um profundo conhecedor de arte ou uma pessoa extremamente culta para poder ir a uma exposição e se deixar levar por tanta beleza e história por trás de tanta coisa linda!

Com certeza vale muito a pena a viagem, a exposição esta linda, muito bem feita e bem mais legal que a do Salvador Dali que eu fui esse ano no mesmo local. O instituto Tomie Othake é lindo e muito bem pensado para esse tipo de evento!

A exposição fica até dia 10/01/2016, os ingressos custam $10,00 dinheiros a inteira e $5,00 dinheiros a meia. Vc pode comprar na bilheteria do instituto ou pela internet e para entrar vc deve escolher os seguintes horários das 11h às 13h, das 13h às 15h, das 15h às 17h e das 17h às 19h.

Qualquer dúvida entre no site do Instituto Tomie Othake

Agora vou deixar algumas das obras que eu mais gostei pra vcs verem! A qualidade das fotos não esta tão boa porque o vidro da moldura refletia a luz, e aí não deu muito certo!

Obras de Frida Kahlo

Roupas de Frida Kahlo

Roupas de Frida Kahlo

Obras de Remedios Varo

Obras de Bridget Tichenor

Espero que vcs tenham gostado e qualquer dúvida é só me perguntar nos comentários!!

Bjoo e boa viagem!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.
❤ Me siga em outras redes sociais!
❤ Instagram https://www.instagram.com/nataschasimoes/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...