terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Conhecendo a Ilha das Couves em Ubatuba!

Olá Viajantes, tudo bem?

ATENÇÃO ATUALIZAÇÃO 09/2020: Para acessar a Ilha das Couves agora existem algumas regras importantes, a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo tomou medidas necessárias para proteger o meio ambiente e evitar o turismo predatório que estava acontecendo na Ilha. Portanto se atentem!! 

Só embarcações credenciadas podem fazer a travessia de 531 turistas por dia divididos em turnos de 177 pessoas. Das 8h às 11h o pessoal da praia de Picinguaba pode levar 177 pessoas, depois das 11h às 14h mais 177 pessoas. Das 14h às 17h o pessoal das praias da Almada, Estaleiro e Ubatumirim poderão levar 108 pessoas no total das 3. Escunas só podem levar 49 turistas das 14h às 15:30h e das 15:30h às 17h (total de 98 pessoas). E lanchas podem levar 60 pessoas à tarde entre 14h e 17h divididos em 3 períodos com 20 pessoas em cada período!

O Valor da travessia de Picinguaba para Ilha das Couves estava em R$70,00 ida e volta e crianças até 4 anos não pagam!

Se programe para poder aproveitar ao máximo a Ilha e RESPEITE O MEIO AMBIENTE!

Agora começa o post antigo de como foi minha experiência!👇

Eu nem acredito que finalmente posso escrever esse post para vocês! Depois de anos sonhando em conhecer a famosa Ilha das Couves em Ubatuba, eu conquistei essa meta!

Pra vocês terem uma noção, em novembro de 2014 eu escrevi um post aqui no blog sobre lá e só agora eu consegui ir e posso contar todos os detalhes pra vocês!



- Como Chegar?

Existem duas principais formas de se chegar na Ilha das Couves, você pode pegar uma escuna ou uma lancha no Itaguá (centro de Ubatuba), mas já aviso que esse método é mais caro, porque não vai sair por menos de 100,00 por pessoa, já que a Ilha das Couves é meio longe do centro, e vai demorar bastante pra vocês chegarem até lá. 

Outra forma de ir, que foi como eu e o Dono fomos, é de carro. Você deve ir até a ultima praia de Ubatuba chamada Picinguaba, da Praia Grande até lá demora cerca de 50 minutos e você deve ficar atento porque nós vimos duas placas com o nome de Picinguaba, a primeira dá numa estrada de terra e a segunda CORRETA dá numa estradinha asfaltada.


Essa estradinha asfalta que leva até a vila de Picinguaba é até que tranquila, você não fica na beira de um "penhasco" como em outras "mini serras" em Ubatuba e passam dois carros tranquilamente por todo o seu caminho, mas como tudo na vida não são flores, ela esta bem esburacada, vá devagar e bem atento pra não ter nenhum imprevisto no meio do caminho.

No final da estradinha você já consegue ver a pequena praia de Picinguaba, que eu não achei tão bonita assim e que estava vazia quando chegamos. Fique atento porque no final da estrada e começo da praia existe um estacionamento que cobra 20,00 pelo dia todo, como nós não conhecíamos o lugar acabamos parando lá e gastando esse dinheiro, mas depois vimos que mais a frente existem outros lugares para parar o carro, procure uma vaga antes de pagar por ela, ok?

- Quanto Custa?

Chegando lá em Picinguaba você tem que procurar alguém que faça a travessia até a Ilha das Couves, o que não é nem um pouco difícil, já que a maioria dos moradores da vila faz esse percurso e sobrevive disso, mas peguei o contato do Sr. Rosemar, um pescador muito experiente e tranquilo que vai informando muito sobre aquela parte do litoral para os turistas. O barquinho dele tem colete salva vidas e é bem rapidinho, então eu super indico pra vocês!  

Sr. Rosemar - (12) 99665-3836


Como estávamos só eu e o Dono, pagamos 40,00 cada um pela travessia, mas nós tínhamos a comodidade de escolher o horário que gostaríamos de voltar, sem depender da opinião de outros. Mas se você estiver em mais pessoas o preço cai, por exemplo, dois casais ou 4 pessoas pagariam 30,00 cada um no mesmo esquema de horário combinado. Outra dica importante: não pague seu passeio antes, deixe pra pagar só na volta. Pelo que pude perceber o esquema de todos ali é assim, mas vai que surge algum engraçadinho não é mesmo?? Não dá pra correr o risco.

A travessia é super rápida, leva cerca de 10 a 15 minutos, então é uma ótima opção pra quem fica enjoado em barcos, esse não dá nem tempo de passar mal. O caminho todo é lindo demais, vimos até uma tartaruga! 

- Como é?

Chegando lá eu tomei um susto! Quando procuramos imagens na internet vemos uma praia quase deserta e linda, mas no dia em que nós fomos (e não era nem Natal ainda) a praia estava cheia! Tinha muito mais gente do que eu esperava! Para alguns isso não é problema, mas acho que deixa de ser legal quando você percebe que as pessoas levaram até churrasqueira pra lá!


Existem dois bancos de areia, o primeiro à esquerda tem um quiosque/restaurante e o segundo é o mais bonito - e mais cheio -  com muita sombra de arvore pra aproveitar! Nós ficamos no segundo e nem fomos até o primeiro através da trilhazinha que existe. Combinamos um horário com o Sr. Rosemar e descemos na areia, sem risco de molhar os celulares e câmera.

Vi um moço que estava alugando aparelhos de snorkel e flutuadores para os turistas. Aluguei meu flutuador por 5,00 a hora, que acabou se tornando 2 horas porque ele deixou. Então não se preocupe, se você não em esses aparelhos, lá você consegue alugar e acredite você vai querer muito estar usando eles.

- Veja mais fotos da Ilha das Couves aqui neste album!

A Ilha das Couves é realmente tudo isso que a gente vê por aí, um dos lugares mais lindos que eu já conheci na vida! A areia é branquinha e fininha, mas quando a gente entra na água ela é grossa. O mar é calmo, transparente e azulzinho, no dia que nós fomos a visibilidade nem estava tão boa, mas conseguimos ver coisas incríveis demais! A variedade de peixes é enorme, tem sargentinho, tem preto, tem azul, tem amarelo, tem listrado colorido, branquinho, furta-cor, tem ouriço de todos os tamanhos e muitos corais! Na hora que o sol bate na água dá um efeito lindíssimo no fundo do mar, fica todo ondulado e brilhante, só estando com o snorkel pra perceber tudo isso!


Fiquei admirada como os peixes não tem medo dos humanos, a praia estava cheia e mesmo assim eles nadavam ao redor da gente e pareciam estar tranquilos.

Uma coisa que me deixou muito chateada foi que além dos peixes eu vi lixo embaixo da água também, vi uma sacola plástica e uma embalagem plástica parecida com a de algum produto de limpeza. Como é triste pensar que com a popularização da Ilha das Couves ela será cada vez mais degradada por turistas que não tem a conscientização e a preocupação de recolher seus próprios lixos e levar embora dali. Por isso se você for até lá para passar um dia ou até um tempinho, recolha todo o seu lixo e leve embora com você, ok? E se você ver alguém deixando lixo dê um toque para essa pessoa, ou caso o lixo já esteja lá, recolha! Temos que preservar esse paraíso da Ilha das Couves, um dos lugares mais bonitos de Ubatuba com toda certeza!

Quando deu o horário combinado o Sr. Rosemar veio nos buscar e passamos bem pertinho da Gruta da Velha, um lugar usado como batismo de mergulhadores, que deve ser lindo demais por baixo da água. 


Só posso dizer que voltarei com toda certeza para a Ilha das Couves e todas as vezes que for a Ubatuba eu com certeza irei pra lá! Vale a pena cada centavo e todo tempo gasto com esse passeio. Não dá vontade de ir embora, não dá vontade de sair da água! E quero voltar com uma GoPro que é pra poder filmar e fotografar direitinho pra mostrar a vocês!

Dica: Leve bastante comidinhas e muita água, já que você com toda certeza irá querer passar muito tempo lá na ilha.

- Mais fotos da Ilha aqui neste album!

Para as pessoas que querem se hospedar em Picinguaba parece que existe duas boas opções de pousadas por lá, mas não cheguei a conhecê-las. Uma opção bem maravilhosa pra quem quer ir todos os dias na Ilha das Couves!

Espero que vocês tenham gostado de todo esse meu relato de como é um dos paraísos de Ubatuba, caso você tenha alguma dúvida é só me perguntar nos comentários ou então me mandar um email taviajandomenina@gmail.com , ficarei muito feliz em te ajudar!!


Você já foi em algum outro lugar parecido com esse paraíso aqui?? Me conta nos comentários também!!

Bjoo e boa viagem!!




32 comentários:

  1. Oi gostaria de mais informação sobre a ilha.
    Segue meu e- mail se possível...Willians.medeiros@armco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Não consegui te enviar um email, parece que esse esta com algum erro! Qualquer coisa pode me mandar no taviajandomenina@gmail.com

      Excluir
  2. Adorei seu post muito útil, vou para ilha em março/17 e suas dicas foram mega valiosas pra mim.. Quer uma dica para onde visite trindade praia do Cachadaço e sua piscina natural .. vc vai se encantar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia!!! Eu que agradeço pelo seu comentário tão carinhoso! Trindade já esta nos meus planos há algum tempinho viu, mas tenho um pouco de receio pela serrinha que dizem ter lá, tenho um certo medinho, mas quem sabe um dia tomo coragem né!! Bjoo

      Excluir
    2. Eu tb tinha medo da "Serra do Deus me livre"😂pelo que ouvia falar, mas é super tranquilo. São 8 Km todo asfaltado. Revise o carro para que esteja com bons pneus e freios, engate a primeira marcha e chegue ao paraiso! Vale mto a pena.

      Excluir
    3. Olá!! Nossa mas não é muito precipício a serra?? Acho que eu iria com alguém que já foi e tem bastante segurança primeiro, depois eu iria sozinha! Medrosa é assim mesmo!! Bjoo

      Excluir
    4. Olá, nãn precisa ir de carro, vá de transporte coletivo local, em paraty sai ônibus para Trindade, não me recordo o prevo, mas não chega a 10 reais, já fui algumas vezes e sem imprevistos, tabto n hora de ir como de voltar, foi tranquilo.

      Excluir
    5. Olá!! Nossa essa dica foi ótima!! Na próxima vez que eu for a Paraty vou procurar o ônibus que sai de lá e vai pra Trindade!! Muito obrigada pelo comentário!! Bjoo

      Excluir
  3. oiNatalia td bem?
    quero saber si a água do mar é gelada ou morna? crepop@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Quando eu fui era verão então a água estava super tranquila, não era morna, mas também não estava gelada. Dá pra encarar tranquilamente. Bjoo Natascha ;)

      Excluir
  4. Bom dia, natascha lá tem algum vendedor ambulante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia, tudo bem? Quando eu fui não tinha nenhum vendedor ambulante, apenas um moço que alugava mascara de mergulho e flutuadores, mas de um lado da praia (que tem 2 lados com banco de areia) tem um restaurante, acho que vai ser um pouquinho caro por ser o único da ilha. Por isso aconselho a levar as suas coisas de casa, como muita água, lanches, doces e todo o kit praia! Lembre-se sempre de levar o lixo com você no final do dia! Bjoo

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá!! De nada, espero ter ajudado bastante!!! Qualquer dúvida é só me procurar!! Bjoo

      Excluir
  6. Olá menina! Adorei as dicas! Com certeza irei conhecer esse paraíso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carminha! Espero que goste bastante desse paraíso, pretendo voltar lá ainda esse ano e trazer mais conteúdo aqui para o blog! Bjoo

      Excluir
  7. OLÁ NATASHA !

    DIAS ATRÁS LI ESTE TEU ARTIGO POIS ESTAVA ME PROGRAMANDO PARA IR PARA UBATUBA PELA PRIMEIRA VEZ E QUERIA CONHECER ALGUM LUGAR DIFERENTE, COM ÁGUAS CLARAS.

    VC RESPONDEU MUITAS PERGUNTAS MINHAS. ADOREI !!!

    ...E FUI LÁ NESTE 1º DE MAIO E RETORNEI, INFELIZMENTE, HOJE, DIA 3 , JÁ :( !!!

    VAMOS LÁ ...

    IMPRIMI UM BOM MAPA E ENTENDI A GEOGRAFIA DO LOCAL COM SUAS PRAIAS DO LITORAL NORTE E SUL E AS PRAIAS COM SUAS RESPECTIVAS ILHAS. ENTRE PRUMIRIM E COUVES, LÁ FOMOS EU E MEU NAMORADO (SUA PRIMEIRA VEZ NO LITORAL NORTE PAULISTA).

    PROCURAMOS UM LOCAL PARA POUSAR LÁ MESMO. FICAMOS NA CASA DA ELY, QUE ALUGA QUARTOS COM UM CAFÉ DA MANHÃ SHOWWWWWW E UMA RECEPÇÃO SINGULAR (180$ A DIÁRIA DO CASAL).

    FUI PRA ILHA ONTEM MUNIDA DE MEU JÁ ANTIGO EQUIPAME PROIBIDA A ANCORAGEM DE LANCHAS NA SEGUNDA PRAIA, VI UMA OU OUTRA LANCHA DESCARRNTO DE MERGULHO LIVRE E OBRIGUEI RSSSSSSS MEU NAMORADO A COMPRAR UM E SEGUIR MINHAS ORIENTAÇÕES.

    O QUE ME INCOMODOU MUITO FOI A LARGA FAIXA DE PEDRAS PARA ME SENTIR MAIS À VONTADE (E SEGURA, JÁ QUE FAZIA ANOS QUE NÃO USAVA MEU EQUIPAMENTO). AS PEDRAS FICAM PRÓXIMAS À SUPERFÍCIE E NUM VACILO, PODE-SE ROÇAR NOS OURIÇOS, SEM CONTAR QUE, NA MINHA OPINIÃO, NÃO SE TRATA DE UMA PRAIA TÃO RASA. ELA TEM UM AFUNDAMENTO CONSIDERÁVEL E SÓ ME SENTI MELHOR PQ ESTAVA COM EQUIPAMENTO.

    A DICA É FICA NA SEGUNDA PRAIA, APÓS A TRILHA. EU PREFERI. E PERMANECER NO CANTINHO DIREITO, UM POUQUINHO MAIS CALMO, APESAR DAS VÁRIAS PEDRAS. MESMO SENDO PROIBIDAS NA SEGUNDA PRAIA, VI SIM LANCHAS DESCARREGANDO PASSAGEIROS E MEU MAIÔ CHEGOU A FICAR SUJO DE ÓLEO - NADA GRAVE, MAS, PROIBIDO É PROIBIDO NÉ ???


    AMEEEEIIIII A VILA DE PICINGUABA. CHEGUEI E FIQUEI LÁ. NÃO FUI CURTIR BALADA EM ITAGUÁ NEM FUI PRA PARATY TB. FOMOS DAR VOLTINHAS NA PRÓPRIA VILA À NOITE, TIPO 20, 21, 22 HS. 10 DA NOITE NÃO HAVIA UMA ALMA NA VILA RSSSSSSSSSSSS. SÓ DÁVAMOS NÓS DOIS CAMINHANDO. SENTÁVAMOS EM ALGUMA MESA A CÉU ABERTO DE RESTAURANTE E FICÁVAMOS VENDO E OUVINDO O BARULHO DO MAR ...

    A VILA SE UTILIZA DE ÁGUA POTÁVEL DA FONTE DO MORRO DA PRÓPRIA REGIÃO.
    HÁ CASAS DE PESCADORES QUE ALUGAM QUARTOS E CASAS TBÉM PARA TEMPORADA. HÁ UMA POUSADA PROPRIAMENTE DITA, MAS, DESDE A SAÍDA DA ESTRADA, DESCENDO PRA VILA, JÁ ENCONTRAMOS VÁRIAS CASAS PARA ALUGAR.

    ADOREI TUAS DICAS E REFORÇO SIM: O LUGAR É MARAVILHOSO.

    MINHA PRÓXIMA AVENTURA SERÁ EM PRUMIRIM E DPS DESCOBRIREI OUTRAS MAIS POR LÁ :))

    QUE TAL ?? BÓRA PRATICAMENTE SE BENZER EM MARES TÃO LINDOS E CLAROS ???


    VALEU NATASHA !

    BJÃO,

    MÔNICA
    SÃO PAULO - ZN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica, tudo bem? Adorei o seu relato, realmente percebi que não coloquei no post como era o mar de lá, na praia da direita é mais tranquilo para nadar mesmo. No dia que fui não peguei correnteza ou sequer ondas, tava ótimo, mas pra quem não sabe nadar pode ser difícil se manter ali mesmo! Obrigada pelas dicas de hospedagem, como eu não fiquei lá por perto não tinha ideia de quais seriam as opções, acho que os leitores vão te agradecer muito por elas!! Realmente a Ilha das Couves é a coisa mais linda, não dá vontade nenhuma de vir embora para casa, espero poder voltar logo para lá e espero que você volte também!!! Bjoo

      Excluir
  8. ôiiiiiii Na !

    :))


    Vc nem imagina ! Estava eu, agora, meia noite aqui no trabalho, nuns minutos de tranquilidade rara num hospital, pesquisando sobre shampoos anti queda e.. PÁAAHHH ... acabei lendo um artigo com um rosto que me era familiar.

    De repente, lembrei: PICINGUABA/ILHA DAS COUVES !!!!
    Puts ! Não creio que é a mesma moça !!!
    E lá vim eu aqui ver se vc havia comentado meu texto (que hj eu reli e vi que ficou meio confuso e agora não tenho mais como corrigir umas coisinhas :( ....).

    Pois é !

    Numa próxima vez, pouse EM Picinguaba. É o verdadeiro cenário "PÉNAREIA" numa vila de pescadores e barqueiros. Há umas encarnações que não sei o que é caminhar de noite, sem medo de assalto ou de maníacos à solta. Lá eu pude ficar à vontade meeeesssmooo ! Bem, severamente ficamos à vontade pq não havia turistas AH AH AH AH AH !
    (Ai, desculpas, mas, vc sabe. turistas estragam sim muitos lugares).

    OBS: leve repelente para dormir ouuuuuu ligue o ventilador na função exaustor beeeemmm fraquinho pq os vampirinhos venenosos atacam SIM nos quartos ! Afffff

    Prazer em te "rever" viu ???

    Bjkaaa ! escreva-me !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica!! Que delícia te ver aqui de novo! Acho que deu pra entender suas dicas no outro comentário sim, fique tranquila!! Nem me fale, eu também não sei o que é caminhar a noite sem medo de acontecer alguma coisa e lá em Ubatuba eu me sinto muito tranquila, sei que violência tem em todo lugar, mas parece que lá a gente não vê tanto. Pernilongos são bem complicados, dependendo da época do ano é o caos!!
      Pois é, esse shampoo Pilexil é ótimo pra quem tem queda de cabelos, eu não vivo sem! que bom que te ajudei de novo!!
      Bjooo

      Excluir
  9. OI!!!! Boa tarde!!!! Que otimo suas dicas!! Será que você consegue me indicar alguma coisa pra fazer a noite?
    Obrigada e parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Em Ubatuba tem muitas opções de coisas para se fazer a noite, mas você vai encontrá-las mais no centrinho, ou Itaguá. A praia que fica localizada a Ilha das Couves é muito afastada do centro, cerca de uns 30 a 40 minutos, seria melhor ficar hospedado mais ali perto se você quer mais agito à noite. Recomendo a hamburgueria Patieiro, o restaurante de esfihas, o aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e os vários barzinhos que ficam ali na orla do centrinho!! Espero ter ajudado!! Bjoo

      Excluir
  10. Olá to indo pra ilha das couves dia 13 agora de outubro confesso que estou ansiosa e com medo do barco rrr mas creio que tudo dará certo e sera que este lugar existe mesmo nas fotos e tudo tão lindo vou ir pela praia de picinguaba e queria saber como são os barcos lá e se todos tem colete obrigada por enquanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Espero que a sua viagem tenha sido incrível!! Desculpe por não ter respondido antes, mas SIM, todos os barcos tem coletes salva vidas e o caminho até a Ilha é bem curtinho, não se preocupem!! Bjoo

      Excluir
  11. Olá. Gostaria de saber se com criança pequena vale a pena ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rê, tudo bem?? Depende da idade da criança e se ela sabe nadar ou não. A praia é um pouco funda, não considero que seja uma praia própria para crianças. Porém, a emoção de ver tantos peixinhos é tão grande que acho que elas gostariam de passar por essa experiência. Acho que elas teriam que ficar bem na beiradinha da água, pra ficar "livres". Bjoo

      Excluir
  12. Gostei muito do seu artigo :) Ainda não tive oportunidade de visitar a ilha das Couves, espero que seja para breve - talvez no próximo Verão :)

    Mas sinto um pouco triste pois tenho lido noticias que afirmam que a ilha esta ficando lotada e isso traz lixo e outros problemas. Espero que as autoridades estejam a par da situação e tomem medidas para evitar a destruição este lugar magnifico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisca! Tenho que te agradecer muito pelo seu comentário, fiquei preocupada e fui pesquisar sobre, o que mais vi foram noticias dizendo que a Ilha esta impossível, os turistas tomaram conta do lugar, esta ficando mega lotada, cheia de lixo e os peixes estão indo embora... Fiquei muito triste, uma pena isso estar acontecendo. Acho que deveriam colocar uma fiscalização na Ilha para deixar apenas um numero de pessoas ter acesso por dia, porque senão vai acabar... Vou colocar um aviso aqui no post para as próximas pessoas que procurarem sobre! Mais uma vez muito obrigada!! Bjoo

      Excluir
  13. Oi tudo bem ?
    Adorei a postagem... estou pensando em visitar a ilha com meu esposo... gostaria de saber se pode indicar o local onde ficou hospedada, também somos de Campinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, tudo bem?? Fiquei hospedada no apartamento do meu namorado na praia das Toninhas, que fica um pouco longe da praia que dá acesso a Ilha das Couves. Tenho apenas uma indicação de pousada em Ubatuba, um lugar chamado Pousada Peixes do Mar, fica na praia grande em um ótimo local, uma pousada simples, mas muito boa! Espero ter ajudado! Bjoo

      Excluir
  14. Ola . Vou esse final de semana. Nem acredito. Mas pra uma pessoa medrosa como eu que nao sabe nadar tem pavor de agua é perigoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que depende de como você irá até a Ilha, procure barcos com colete salva vidas, para ver os peixinhos precisa nadar um pouquinho longe da margem, procure levar um flutuador ou boia e fique sempre atenta. Não tem onda, mas todo cuidado é pouco! Bjoo

      Excluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.
❤ Me siga em outras redes sociais!
❤ Instagram https://www.instagram.com/nataschasimoes/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...