terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Conhecendo a Ilha das Couves em Ubatuba!

Olá Viajantes, tudo bem?

Eu nem acredito que finalmente posso escrever esse post para vocês! Depois de anos sonhando em conhecer a famosa Ilha das Couves em Ubatuba, eu conquistei essa meta!

Pra vocês terem uma noção, em novembro de 2014 eu escrevi um post aqui no blog sobre lá e só agora eu consegui ir e posso contar todos os detalhes pra vocês!



- Como Chegar?

Existem duas principais formas de se chegar na Ilha das Couves, você pode pegar uma escuna ou uma lancha no Itaguá (centro de Ubatuba), mas já aviso que esse método é mais caro, porque não vai sair por menos de 100,00 por pessoa, já que a Ilha das Couves é meio longe do centro, e vai demorar bastante pra vocês chegarem até lá. 

Outra forma de ir, que foi como eu e o Dono fomos, é de carro. Você deve ir até a ultima praia de Ubatuba chamada Picinguaba, da Praia Grande até lá demora cerca de 50 minutos e você deve ficar atento porque nós vimos duas placas com o nome de Picinguaba, a primeira dá numa estrada de terra e a segunda CORRETA dá numa estradinha asfaltada.


Essa estradinha asfalta que leva até a vila de Picinguaba é até que tranquila, você não fica na beira de um "penhasco" como em outras "mini serras" em Ubatuba e passam dois carros tranquilamente por todo o seu caminho, mas como tudo na vida não são flores, ela esta bem esburacada, vá devagar e bem atento pra não ter nenhum imprevisto no meio do caminho.

No final da estradinha você já consegue ver a pequena praia de Picinguaba, que eu não achei tão bonita assim e que estava vazia quando chegamos. Fique atento porque no final da estrada e começo da praia existe um estacionamento que cobra 20,00 pelo dia todo, como nós não conhecíamos o lugar acabamos parando lá e gastando esse dinheiro, mas depois vimos que mais a frente existem outros lugares para parar o carro, procure uma vaga antes de pagar por ela, ok?

- Quanto Custa?

Chegando lá em Picinguaba você tem que procurar alguém que faça a travessia até a Ilha das Couves, o que não é nem um pouco difícil, já que a maioria dos moradores da vila faz esse percurso e sobrevive disso, mas peguei o contato do Sr. Rosemar, um pescador muito experiente e tranquilo que vai informando muito sobre aquela parte do litoral para os turistas. O barquinho dele tem colete salva vidas e é bem rapidinho, então eu super indico pra vocês!  

Sr. Rosemar - (12) 99665-3836


Como estávamos só eu e o Dono, pagamos 40,00 cada um pela travessia, mas nós tínhamos a comodidade de escolher o horário que gostaríamos de voltar, sem depender da opinião de outros. Mas se você estiver em mais pessoas o preço cai, por exemplo, dois casais ou 4 pessoas pagariam 30,00 cada um no mesmo esquema de horário combinado. Outra dica importante: não pague seu passeio antes, deixe pra pagar só na volta. Pelo que pude perceber o esquema de todos ali é assim, mas vai que surge algum engraçadinho não é mesmo?? Não dá pra correr o risco.

A travessia é super rápida, leva cerca de 10 a 15 minutos, então é uma ótima opção pra quem fica enjoado em barcos, esse não dá nem tempo de passar mal. O caminho todo é lindo demais, vimos até uma tartaruga! 

- Como é?

Chegando lá eu tomei um susto! Quando procuramos imagens na internet vemos uma praia quase deserta e linda, mas no dia em que nós fomos (e não era nem Natal ainda) a praia estava cheia! Tinha muito mais gente do que eu esperava! Para alguns isso não é problema, mas acho que deixa de ser legal quando você percebe que as pessoas levaram até churrasqueira pra lá!


Existem dois bancos de areia, o primeiro à esquerda tem um quiosque/restaurante e o segundo é o mais bonito - e mais cheio -  com muita sombra de arvore pra aproveitar! Nós ficamos no segundo e nem fomos até o primeiro através da trilhazinha que existe. Combinamos um horário com o Sr. Rosemar e descemos na areia, sem risco de molhar os celulares e câmera.

Vi um moço que estava alugando aparelhos de snorkel e flutuadores para os turistas. Aluguei meu flutuador por 5,00 a hora, que acabou se tornando 2 horas porque ele deixou. Então não se preocupe, se você não em esses aparelhos, lá você consegue alugar e acredite você vai querer muito estar usando eles.

- Veja mais fotos da Ilha das Couves aqui neste album!

A Ilha das Couves é realmente tudo isso que a gente vê por aí, um dos lugares mais lindos que eu já conheci na vida! A areia é branquinha e fininha, mas quando a gente entra na água ela é grossa. O mar é calmo, transparente e azulzinho, no dia que nós fomos a visibilidade nem estava tão boa, mas conseguimos ver coisas incríveis demais! A variedade de peixes é enorme, tem sargentinho, tem preto, tem azul, tem amarelo, tem listrado colorido, branquinho, furta-cor, tem ouriço de todos os tamanhos e muitos corais! Na hora que o sol bate na água dá um efeito lindíssimo no fundo do mar, fica todo ondulado e brilhante, só estando com o snorkel pra perceber tudo isso!


Fiquei admirada como os peixes não tem medo dos humanos, a praia estava cheia e mesmo assim eles nadavam ao redor da gente e pareciam estar tranquilos.

Uma coisa que me deixou muito chateada foi que além dos peixes eu vi lixo embaixo da água também, vi uma sacola plástica e uma embalagem plástica parecida com a de algum produto de limpeza. Como é triste pensar que com a popularização da Ilha das Couves ela será cada vez mais degradada por turistas que não tem a conscientização e a preocupação de recolher seus próprios lixos e levar embora dali. Por isso se você for até lá para passar um dia ou até um tempinho, recolha todo o seu lixo e leve embora com você, ok? E se você ver alguém deixando lixo dê um toque para essa pessoa, ou caso o lixo já esteja lá, recolha! Temos que preservar esse paraíso da Ilha das Couves, um dos lugares mais bonitos de Ubatuba com toda certeza!

Quando deu o horário combinado o Sr. Rosemar veio nos buscar e passamos bem pertinho da Gruta da Velha, um lugar usado como batismo de mergulhadores, que deve ser lindo demais por baixo da água. 


Só posso dizer que voltarei com toda certeza para a Ilha das Couves e todas as vezes que for a Ubatuba eu com certeza irei pra lá! Vale a pena cada centavo e todo tempo gasto com esse passeio. Não dá vontade de ir embora, não dá vontade de sair da água! E quero voltar com uma GoPro que é pra poder filmar e fotografar direitinho pra mostrar a vocês!

Dica: Leve bastante comidinhas e muita água, já que você com toda certeza irá querer passar muito tempo lá na ilha.

- Mais fotos da Ilha aqui neste album!

Para as pessoas que querem se hospedar em Picinguaba parece que existe duas boas opções de pousadas por lá, mas não cheguei a conhecê-las. Uma opção bem maravilhosa pra quem quer ir todos os dias na Ilha das Couves!

Espero que vocês tenham gostado de todo esse meu relato de como é um dos paraísos de Ubatuba, caso você tenha alguma dúvida é só me perguntar nos comentários ou então me mandar um email taviajandomenina@gmail.com , ficarei muito feliz em te ajudar!!


Você já foi em algum outro lugar parecido com esse paraíso aqui?? Me conta nos comentários também!!

Bjoo e boa viagem!!




5 comentários:

  1. Oi gostaria de mais informação sobre a ilha.
    Segue meu e- mail se possível...Willians.medeiros@armco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Não consegui te enviar um email, parece que esse esta com algum erro! Qualquer coisa pode me mandar no taviajandomenina@gmail.com

      Excluir
  2. Adorei seu post muito útil, vou para ilha em março/17 e suas dicas foram mega valiosas pra mim.. Quer uma dica para onde visite trindade praia do Cachadaço e sua piscina natural .. vc vai se encantar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia!!! Eu que agradeço pelo seu comentário tão carinhoso! Trindade já esta nos meus planos há algum tempinho viu, mas tenho um pouco de receio pela serrinha que dizem ter lá, tenho um certo medinho, mas quem sabe um dia tomo coragem né!! Bjoo

      Excluir
  3. oiNatalia td bem?
    quero saber si a água do mar é gelada ou morna? crepop@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...