quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Dica de Viagem: Paraty - RJ

Olá Viajantes, tudo bem com vocês??

Voltando para aquela série de posts com dicas de viagens baratinhas aqui dentro do Brasil mesmo que é pra não deixar de viajar mesmo em época de crise! Já fiz post sobre Gramado, Paraíso Perdido e Gonçalves! Lugares incríveis que você consegue ir gastando pouco.


Chegou a vez de falar sobre Paraty, essa cidade litorânea sul fluminense! Paraty fica bem pertinho de Ubatuba, cerca de 70 km, mas apesar de ir bastante pra Ubatuba, ainda não tive a oportunidade de conhecer de perto esse lugarzinho.

Ela fica a uns 260 km de São Paulo mais ou menos e a uns 240 km do aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. Dá pra ir de carro, de ônibus, de táxi, só não pode deixar de conhecer.

Paraty é uma charmosa cidade colonial que foi criada no ciclo da cana-de-açúcar, mas que só enriqueceu e virou principal porto de escoamento no ciclo do ouro. Com o tempo ela foi perdendo essa posição e ficando esquecida, mas quando a Rodovia Rio-Santos foi aberta, ela voltou aos dias de glória como um ótimo local para o turismo na década de 80, justamente por ter sido tombada como Patrimônio Histórico Cultural, se manteve intacta e linda!

Um dos principais lugares para se conhecer é o Centro Histórico de Paraty, que preserva uma arquitetura colonial mais harmoniosa e tem o típico calçamento chamado "pé de moleque", que todos dizem ser inimigo dos saltos altos das mulheres. Essa arquitetura e calçamento só esta preservada até hoje porque quando a cidade foi tombada, proibiu-se o trafego de automóveis por essas ruas, ajudando a preservar até hoje o aspecto mais "antiguinho". Mas fique tranquilo, porque os carros só estão proibidos na região do Centro Histórico, no restante da cidade o trafego é liberado!


Paraty é conhecida como a veneza brasileira, porque como ela esta no mesmo nível do mar, as oscilações da maré podem causar algumas inundações. Acredito que esse seja um dos motivos do calçamento ser do tipo "pé de moleque" e a maioria das casas terem uma porta de entrada mais elevada.

No Centro Histórico esta concentrada a maior parte das atividades turísticas de Paraty, é ali que nós encontramos grande parte das hospedagens, bares, restaurantes, artesanatos, museus e 4 das principais igrejas, como  a de Santa Rita de Cassia, Nossa Senhora das Dores e a Igreja Matriz. A Praça da Matriz também parece ser incrível e onde se concentra grande parte dos eventos.

Paraty é muito conhecida pela beleza do seu litoral, são mais ou menos 50 praias no total e 65 ilhas, a maioria só é acessada por barco ou por trilhas muitos extensas. Então o mais comum é você fazer passeios de escuna que leva cerca de 5 ou 6 horas com paradas para mergulho e almoço (que não esta incluído no valor do passeio), traineirinhas de madeira (pequenas embarcações típicas) ou fretar uma lancha. As praias mais conhecidas que banham a cidade são a do Jabaquara e a do Pontal, mas que não são tão lindas quanto as que você pode conhecer num passeio de escuna.


Bastante famosas também são as cachoeiras de Paraty, as duas mais frequentadas são a da Pedra Branca e a Cachoeira do Tobogã (Penha), vale a pena conhecer se você é adepto das águas geladas e doces.

Paraty é onde acontece a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e o famoso Festival da Cachaça, entre outros eventos que deixam a cidade bem badalada! Mas pelo que pesquisei por aí, ela é uma cidade mais aconchegante, romântica e tranquila.

Um dos lugares mais famosos de Paraty é a vila de Trindade, que fica a 25 km ao sul. Dá pra ir de carro ou de ônibus, mas tome cuidado na hora de escolher o seu ônibus, vi alguns relatos de acidentes com ônibus mal cuidados. Em Trindade você encontra 6 praias, a piscina natural do cachadaço, praia do cachadaço, praia do meio, praia dos ranchos, praia do Cepilho e praia brava. Para ir de uma praia a outra você pode fazer caminhadas curtas, de 5 em 5 minutos você vai da praia do meio a praia do cachadaço e depois mais uns 30 minutos de trilha pra conhecer a piscina natural do cachadaço.

Piscina Natural do Cachadaço - http://nietmann.com.br/produto/fotos-de-paraty/trindade-piscina-natural-do-cachadao-5/
Confesso que Trindade não estava nos meus planos, nunca me chamou muita atenção, mas depois de ver alguns vídeos e fotos de pessoas que foram até a piscina natural do cachadaço, eu fiquei extremamente encantada! Nunca vi esse tipo de formação no litoral norte de São Paulo e assim que eu puder, irei conhecer Trindade e esse lugar tão diferente! Outro lugar que me chamou muita atenção foi o Saco do Mamanguá que é uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura que abriga cerca de 33 praias lindíssimas, mas que só é acessado por barco ou por trilhas extensas e difíceis. Fiquei com muita vontade de conhecer, quem sabe não tenho sorte?!?

Vi muitas avaliações de restaurantes e bares para se comer, mas como sou bastante exigente, acho difícil dar alguma dica aqui pra vocês sem antes conhecer. Pelo que o TripAdvisor me diz os primeiros lugares são de bistrôs muito chiques e caros, como eu gosto de uma comida boa e barata, vou ficar devendo a indicação, mas assim que eu for e descobrir os melhores lugares, corro aqui no blog pra espalhar a dica!

Praia do Sono
O mesmo acontece para hospedagem, vi muitas avaliações no TripAdvisor e pela blogosfera, mas só confio na minha opinião depois de uma minuciosa avaliação, então vou ficar devendo pra vocês também!

Mas não deixe de conhecer Paraty, que parece ser uma cidade que parou no tempo, cheia de belezas naturais e muitas gostosuras gastronômicas! Pelo que pude perceber não é uma cidade cara, você consegue achar opções de hospedagens, restaurantes e passeios por preços bem acessíveis, principalmente em baixa temporada! Então aproveita e corre pra lá!

Estou rezando pra conhecer Paraty nas minhas próximas férias, porque depois de ter pesquisado um pouco sobre ela, estou extremamente encantada! Não imaginava que Paraty tinha tantas coisas maravilhosas para se conhecer e fazer.


Vou deixar alguns links legais aqui para vocês se aprofundarem mais em Paraty:


Espero que vocês tenham gostado de mais essa dica boa de viagem e me contem se vocês já conhecem essa cidade linda e me deem dicas do que fazer lá também!!

Bjoo e boa viagem!

Ilha do Pelado

12 comentários:

  1. Que cidade encantadora, fiquei apaixonada só de ver pelas imagens!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sté! Nossa Paraty parece ser linda demais mesmo, não vejo a hora de poder conhecer!! Bjoo

      Excluir
  2. Que vontade de conhece Paraty! *.* Já faz um tempo que tinha vontade de conhecer esse lugar maravilhoso mas não tinha muita ideia de como era nem do que fazer por lá. Só fiz amentar a minha vontade de conhecer lendo a sua postagem que por sinal ficou muito boa, Natascha. ^^ Espero que logo logo você possa conhecer Paraty e nos contar suas impressões sobre esse lugar lindo. =D
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Também sempre tive vontade de conhecer Paraty, mas não sabia nada sobre a história ou os principais pontos turísticos de lá, depois de fazer a pesquisa pra colocar aqui no blog acabei me apaixonando mais ainda! Agora eu tenho que ir pra lá nas minhas próximas férias com certeza!! Bjoo

      Excluir
  3. Que lugar lindo deu até vontade de viajar e conhecer o lugar. Vendo as fotos o lugar transmite uma sensação tão boa de paz.

    ResponderExcluir
  4. Paraty é muito linda mesmo! Já fui para lá duas vezes. Vale a pena a visita!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Nossa que incrível que vc já foi duas vezes! Deve ser um lugar muito bom mesmo pra repetir a dose! Espero poder ir pra lá o mais rápido possível!! Bjoo

      Excluir
  5. Nossa eu tenho a impressão de que qualquer lugar com mar fora do RS seja incrivelmente lindo com aguas claras, o que é bem o contrario de onde eu moro (litoral norte do RS) gente o mar aqui é sujo a areia não é bonita como em outros lugares que eu vejo do Brasil, fico abismada. Mas fiquei encantada com a cidade, quem sabe em algum momento numa viagem ao RJ eu visite;
    Beijuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri! Não conheço nada de RS, mas sempre ouço falar das regiões de serra mesmo, tipo Gramado, nunca vi ninguém falando de praias bonitas aí! Uma pena porque em SC que é aí do lado tem tanto lugar lindo! Acho que vc deve programar Paraty nas suas próximas viagens também!! Bjoo

      Excluir
  6. Morro de vontade de conhecer Paraty! Quando era criança viajei com meus pais até Cabo Frio e passamos por aí, mas estava um temporal e só conseguimos almoçar e fomos embora. Mas vejo cada foto linda que fico babando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marii! Aí que pena, mas lá realmente é uma das cidades do litoral brasileiro que mais chove mesmo! To programando ir pra lá, mas tenho que rezar demais pra não chover! Bjoo

      Excluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.
❤ Me siga em outras redes sociais!
❤ Instagram https://www.instagram.com/nataschasimoes/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...