domingo, 6 de novembro de 2016

Sentimentos com o livro Depois dos Quinze - Bruna Vieira

Olá Viajantes, tudo bem??

Vcs já perceberam que eu gosto bastante de livros das youtubers mais amadas né! Já fiz review do quadrinho da Bruna Vieira chamado Quando Tudo Começou, já falei sobre o livro auto biográfico da Taciele Alcolea e agora não poderia deixar de falar sobre o livro lindo Depois dos Quinze - Quando Tudo Começou a Mudar!


Depois de ler o quadrinho Quando Tudo Começou da própria Bruna Vieira, descobri que eu tinha muitas coisas em comum com ela. Como eu disse no post que fiz, eu comprei o quadrinho mais pelas ilustrações da Bruna Cafaggi do que por qualquer outra coisa, mas a história daquela menina doce do interior tinha muito mais a ver comigo do que eu imaginava.

Pra vcs entenderem um pouquinho melhor, tenho que contar brevemente minha historia (Se você quiser saber mais detalhes sobre ela é só ler esse post AQUI). Eu comecei a namorar muito nova, com 14 anos de idade e era um namoro nem um pouco sadio, era aqueles que sufocava e me privava de muitas coisas, sem contar que eu ficava o tempo inteiro preocupada em cuidar da pessoa que estava comigo e deixava de cuidar de mim. Fiquei nessa relação por longos 5 anos, quase 6, e acabei perdendo minha adolescência inteira. Sabe tudo aquilo que vc viveu no seu ensino médio, as crises do que fazer da sua vida, crises de identidade, vc descobrir quem vc realmente é, entre outras tantas coisas?? Pois é, eu não tive isso, não passei nem perto de ter porque estava muito preocupada com meu relacionamento conturbado e tentando ser feliz das maneiras mais erradas possíveis.

Quando eu fiz 20 anos fiquei solteira finalmente, mas a unica coisa que eu queria era curtir a vida adoidada, logo me transformei numa pessoa da balada, só pensava em sair todo final de semana e curtir o tempo perdido. Não parei um minuto pra descobrir quem eu realmente era e as coisas que eu realmente gostava, só ia no embalo.


Logo conheci meu atual namorado e finalmente descobri o que era ter um relacionamento saudável, onde vc cresce junto com a pessoa que esta com vc e ela te ajuda com todos os seus maiores dilemas. Comecei a ter tempo pra pensar em mim e aí vieram as tão terríveis crises da adolescência com 23, 24 e 25 anos de idade. Pois é, estou com crise de adolescência agora, depois de já ter feito uma faculdade e uma pós graduação. Não sei quem eu sou, as coisas que eu gosto e desgosto, aprendi uma série de coisas novas que moldaram meu novo "EU". E ainda passo por muitos problemas todos os dias, por muitas dúvidas e o eterno sentimento que esta ficando tarde demais porque eu já tenho 25 anos e daqui a pouco faço 26. Os 30 já estão logo aí e eu nem tenho um profissão ainda.

Com tudo isso o livro Depois dos Quinze - Quando Tudo Começou a Mudar caiu como uma luva na minha vida.

A Bruna Vieira escreveu muitos contos ao longo de toda a sua adolescência, na busca pelos amores e pelo autoconhecimento ela criou o primeiro livro dela, que é este aqui. Nele vc vai encontrar muito contos curtinhos sobre os problemas que os adolescentes mais enfrentam nas suas vidas, principalmente no campo amoroso, tenho certeza que muitas pessoas irão se identificar.


Separei os meus contos preferidos pra mostrar a vcs! O primeiro se chama "Resumindo" e fala sobre essa nossa vida tão difícil de ser vivida, mas que colocada no papel parece ser muito simples. Como nós mudamos várias vezes ao longo dos anos, como as coisas que damos valor mudam! E no final do texto ela escreve bem assim:

"Fechamos os olhos e achamos que as coisas estão mais loucas do que nunca. Aí lembramos que já passamos por tudo isso que acabei de contar. Então, finalmente, adormecemos e acordamos sem nos lembrar da complexidade da coisa mais simples do mundo: viver." 


Eu achei sensacional, é exatamente por isso que estou passando agora, como é difícil viver, mudar e nos acostumar com as mudanças que a vida exige, mas nós já passamos por tantas coisas ruins e sei que no final tudo ficará bem.



Meu segundo conto preferido se chama "Escrever" e tem muito a ver com o blog, com a decisão de criar um lugar para contar sobre minha vida, dar dicas para as pessoas e desabafar um pouco quando eu precisar. Acima de tudo a decisão de criar um blog é para não me sentir tão sozinha no mundo, saber que existem outras pessoas que pensam como eu e que também precisam de ajuda. Tem um parágrafo no conto que explica bem isso e traduz exatamente como eu me sinto aqui com o blog:

"Escrever também tira a gente da solidão. Não da Física, mas da interior. Perceber que, independentemente do que nos aflige, jamais seremos as únicas a passar por isso faz tudo parecer mais fácil. É por isso que eu me encho de alegria quando alguém manda um e-mail dizendo que em algum texto consegui descrever algo indescritível."


O terceiro conto preferido se chama "A Alice que existe dentro de você" e fala sobre os nossos medos, sobre se arriscar, sobre mudanças. Tudo que fica na minha cabeça o tempo inteiro. Uma coisa pelo menos eu já aprendi, não posso deixar meus medos me dominarem e me impedirem de fazer coisas incríveis, é aquele tal negócio, o NÃO vc já tem, que tal tentar pelo menos uma vez o SIM! No conto a Bruna Vieira fala que as pequenas mudanças atraem as grandes e que nós nunca descobriremos o que vem depois da escolha se não tomarmos uma decisão, por isso entenda seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos.


                     

E o ultimo conto preferido se chama "Tudo aquilo que aprendi antes dos 18" que fala sobre todas as coisas que aprendemos conforme vamos amadurecendo. Tem uma frase que mexeu muito comigo e diz assim: "...mesmo me sentindo de alguma forma a mesma garota de sempre, tudo inevitavelmente se transformou". É exatamente isso, ainda me sinto como se tivesse 16 anos, mas na minha vida tanta coisa mudou, tanta coisa é exigida de mim, tão diferente de quanto eu tinha 16 anos realmente.

É exatamente assim como me sinto! Incrível como alguns livros conseguem realmente traduzir tudo o que sentimos e o que estamos vivendo.  Depois de ter lido o livro inteiro, parei para refletir sobre muitas coisas, mas posso dizer que a maior das coisas que consegui retirar dessa leitura foi inspiração. Inspiração pra continuar lutando, continuar escrevendo e continuar vivendo de uma forma mais leve, porque tudo inevitavelmente vai passar. Um dia, todos os nossos problemas e dilemas acabam e aí novos aparecem e a gente vai mudando pra conseguir resolvê-los.


Nunca tinha lido um livro de contos antes e foi uma agradável surpresa! Se vc nunca leu, dê a chance pra esse Depois dos Quinze da Bruna Vieira, tenho certeza que vc não irá se arrepender! No final tem uma história bem curtinha e muito legal sobre amores na nossa vida. Vale a pena! Agora já estou ansiosa para ler os próximos livros da Bruna, já tenho até o novo quadrinho dela chamado "O Mundo de Dentro" e se vcs quiserem posso falar um pouquinho mais sobre ele também!

Espero que vcs tenham gostado e que eu não tenha sido muito longa nesse meu texto cheio de inspiração e confusões! Vc já leu os livros da Bruna?? O que achou??? Me conta aqui nos comentários!!!


Tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente no lançamento do quadrinho e aí me apaixonei mais ainda por ela! Ela realmente é essa pessoa doce, meiga e super tímida que passa pelos vídeos, textos e livros!

Bjoo e boa viagem!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.
❤ Me siga em outras redes sociais!
❤ Instagram https://www.instagram.com/nataschasimoes/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...