terça-feira, 3 de maio de 2016

Como fazer um roteiro de viagem?

Olá Viajantes, tudo bem com vcs?

Essa semana, finalmente, farei minha próxima viagem! Uhuull Não estou me aguentando de ansiedade! Irei comemorar meus 25 anos em Campos do Jordão!!

Já falei em alguns outros posts porque eu adoro aquela cidade e já dei algumas dicas para vcs de passeios legais para se fazer, mas, desta vez, eu resolvi me programar bem mais e fazer um roteiro.


Iremos na quinta-feira dia 05 e voltaremos no domingo dia 08, ou seja, uns 3 dias de muito frio e clima gostoso de serra. Como eu nunca passei mais do que 2 dias lá, pensei em um roteiro maiorzinho, em que eu conseguisse conhecer mais lugares incríveis e trazer muito mais dicas para vcs!

Aí pensei bem e cheguei na seguinte conclusão: por que eu não conto para os meus leitores como eu faço os meus roteiros? Como eu me preparo para viajar para lugares que eu já conheço e para lugares que eu ainda não fui??


Primeiro de tudo: levo em consideração se já é algum lugar que eu conheço ou não! Eu acompanho muitos blogs e vlogs de viagem. É um dos conteúdos que eu mais consumo hoje em dia na internet, pois estou sempre querendo conhecer lugares novos e a cada foto ou vídeo que vejo, eu fico deslumbrada e adiciono aquele lugar na minha wishlist de viagem.

Claro que, quando decidimos viajar, devemos levar em conta uma coisa muito importante: o quanto, financeiramente falando, podemos investir e quais lugares da sua wishlist se adequam a esse valor. Se vc, assim como eu, não é milionária, nem rica, tenho certeza que quer viajar para lugares baratinhos e mesmo assim tem que se programar com meses de antecedência. Dessa vez não foi diferente! Sempre quis conhecer Gramado e tinha colocado nas minhas metas desse ano viajar para lá, mas deixei para decidir para aonde eu iria no meu aniversário no final de janeiro, chegando em fevereiro. Então, eu teria pouco tempo para me programar com passagens, estadia, comida e passeios. Deixei Gramado de lado, mas não por muito tempo!

Queria um lugar frio e até pensei em Gonçalves, mas não estava na vibe de me isolar do mundo, eu queria coisas boas (lê-se comidas boas, chocolates e gordices) e extravagantes, então nada melhor do que Campos do Jordão! O ruim é que assim eu não conheço outras cidades maravilhosas e me privo de algumas experiências boas, o lado bom é que por já conhecer eu consigo aproveitar bastante e com muita intensidade! Sem muitas preocupações, só temos que escolher um lugar legal pra ficar e quais restaurantes vamos comer! As facilidades de Campos são ótimas, é perto de Campinas, é fácil de se locomover dentro da cidade mesmo pra quem não tem carro e tem atrações para todos os tipos de publico.


Segundo: consulto o TripAdvisor! Parece besteira, mas adoro ler as milhares de avaliações que existem no TripAdvisor. Elas me ajudam demais a decidir estadia, preços, restaurantes, passeios e até por cidades novas para se visitar. Levo muito em consideração o que as pessoas falam por lá, porque existe todo tipo de publico, desde os que gostam de muito luxo aos que não se importam nem um pouco com isso, então vc percebe que a maioria das pessoas avaliou bem um lugar é porque esse lugar é muito bom. A diversidade do TripAdvisor é ótima! A pousada desta vez e da última vez que visitei Campos foram escolhidas por lá e eu sempre comento isso com vcs! Os passeios e restaurantes desse roteiro também foram tirados de lá!

Um exemplo de uma atração que deixei de querer ir, depois de pesquisar , foi o Parque da Floresta Encantada, estava com vontade de conhecer lá desde a última vez que fomos pra Campos, aí na hora de fazer esse roteiro já logo coloquei na lista, mas depois de ler as avaliações no TripAdvisor e procurar mais algumas pessoas contando sobre suas experiências nos blogs, vi que não valia a pena porque é uma atração mais para crianças do que adultos.


Terceiro: o que eu levo em consideração na hora de escolher as opções de estadia, alimentação e lazer! Praticamente tudo! Vejo o que eu mais gosto de ver, por exemplo. Adoro passeios na natureza, então, talvez, um museu que esteja em primeiro lugar nas avaliações não seja tão legal pra mim, mas sempre fique aberta a novas sugestões, vc pode se surpreender. Depois, eu penso na distância entre os lugares, nos preços, as avaliações em si (sempre prefiro o que está nos primeiros lugares) e o que eu vejo nos blogs e vlogs por aí. No caso do roteiro, dessa vez escolhi o Pico do Itapeva assim. Primeiro, vi um vídeo do canal "Uma Câmera na Mão e o Pé na Estrada", em que ele ia até o Pico e fazia uma tirolesa por lá. Achei super legal e fui procurar as avaliações no TripAdvisor, quase todas eram excelentes. Depois procurei mais pessoas falando sobre e aí finalmente decidi que valia a pena a visita!

No final, escrevo num caderninho todas as opções que mais gostei e aí vou decidindo, junto com a outra pessoa que vai comigo, quais dessas opções escolheremos, riscando as que não se encaixam no nosso perfil. Outro exemplo prático foi o Restaurante Libertango que está nas primeiras posições no TripAdvisor e eu queria muito conhecer, mas o Dono não gostou muito dos preços e do cardápio então achamos melhor tirá-lo da lista.

E aí é só decidir o que fazer em cada dia, separando o tempo certinho que vc quer gastar com esses lugares. Vcs vão ver que no último dia da viagem, dediquei mais tempo ao lugar que mais quero conhecer e que mais me oferece motivos.

Então vamos ao roteiro!

1º Dia - Quinta-feira

Sairemos daqui de Campinas bem cedinho pra conseguir aproveitar bem o dia! Provavelmente na hora do almoço (eu almoço bem cedo, tipo meio dia) já estaremos no Frango Assado da Carvalho Pinto. Já virou tradição minha e do Dono almoçar ou jantar por lá, sempre pedimos um lanche deles com um filé e queijo provolone. É divino! Também adoro comprar algum chocolate diferente, mas dessa vez deixarei para gastar meus dinheiros com os maravilhosos chocolates de Campos!

Chegando em Campos provavelmente ainda não estará na hora de entrar na pousada, então pensei em visitar um café chamado Sans Souci que fica um pouco antes do bairro Capivari (onde está localizado o Baden Baden, por exemplo). Vi muitas fotos desse lugar e são de fazer vc babar! Como sou uma formiga em pessoa, não vou resistir e vou me jogar nos doces!


Dessa vez, vamos nos hospedar em uma pousada diferente. Já ficamos na Chateau Colinas que é maravilhosa, mas eu gosto de conhecer lugares novos e pegar mais dicas pra vcs! A pousada da vez chama Confraria da Terra e fica bem próxima ao centrinho turístico (Capivari). Parece ser incrível! Estou muito ansiosa pra aproveitar todo o conforto e o café da manhã oferecido por eles!

Depois de descansar um pouquinho na pousada, tomar um banho quentinho e nos arrumar. Já vai estar na hora de jantar! Sim, eu janto muito cedo também! 18h30 tá mim está mais do que na hora! E aí vamos no bom e velho Baden Baden. Estamos com muita saudade daquela linguiça recheada com queijo que eu já mostrei pra vc aqui nesse post! Decidimos ir na quinta-feira lá, porque tenho certeza que, com a chegada do frio e do final de semana, o restaurante ficará muito lotado e com filas de espera enormes. Como não gostamos muito disso, optamos pela quinta. Aí é só passear um pouquinho, comprar uns chocolates e voltar pra pousada pra dormir e se preparar para o próximo dia!

2º Dia - Sexta-feira

Café da manhã tomado na pousada, partimos rumo ao Pico do Itapeva. Todos dizem que a vista de lá é maravilhosa e vc consegue ver várias cidades que compõem a Serra da Mantiqueira. Praticamente um cartão postal de Campos! No caminho, existe um lago muito lindo e com uma paisagem de tirar o folego e é lá que eu vou me aventurar numa tirolesa! Uhull!! Desci apenas uma vez em uma tirolesa em Caraguatatuba, há uns mil anos atrás, e agora criei coragem e vou mostrar pra mim mesma que eu consigo novamente!

Depois de toda essa adrenalina louca, vamos almoçar no Pastel do Maluf que eu já falei dele pra vcs também bem aqui!


E aí, à tarde, quero tentar andar de quadriciclo, mas como não sei quais os valores (e eu não to afim de pagar muito caro) não tenho certeza ainda! Mas vai ser sensacional se eu conseguir ir! Caso não dê, eu vou ficar ali pelo Capivari mesmo. Vou tentar andar no teleférico (medo), andar no pedalinho, já que eu e o Dono nunca fizemos isso, dar uma voltinha pelas lojinhas e voltar para a pousada para nos prepararmos para o jantar!

Dessa vez vamos comer no Restaurante Safari que fica bem ao lado do Baden Baden! Li ótimas recomendações sobre eles e sobre alguns pratos específicos, como o fondue, a batata assada e a sopa no pão italiano!

3º Dia – Sábado

No sábado, decidi ir conhecer o Parque Horto Florestal que dizem ser lindo demais e fazer alguma das 3 trilhas que existem dentro do parque. Planejamos almoçar por lá também no Restaurante Dona Chica.

Como não sabemos quanto tempo tudo isso vai demorar deixei a tarde do sábado livre, vai que o quadriciclo se encaixa aqui também não é mesmo?!?!


À noite, ainda não sabemos onde vamos jantar. Será ou no restaurante La Galia ou no Matterhorn! Vamos deixar pra decidir lá na hora mesmo! E aí acabou!

4º Dia – Domingo

Chegou a hora de vir embora, que pena! Por isso não programei nada, mas vai que aparece alguma coisa super legal!

Eu sou assim mesmo, gosto de programar muito antes as coisas, pois prefiro quando tenho tudo sob controle, principalmente quando vou passar pouco tempo em um lugar que eu quero aproveitar o máximo! Claro que, se em um dia eu não conseguir fazer exatamente o que eu quero, não tem problema. Não vou me desesperar, mas, se tudo correr bem, é melhor!

Parece que os deuses do tempo ouviram as minhas preces e me mandaram um frio descomunal pra essa semana! Obrigada a todos!

Prometo fazer muitas fotos pra vcs e vou até me arriscar a gravar um vlog, mas quem quiser acompanhar a viagem em tempo real é só me seguir no Snapchat: nana.natascha, vou postar tudo por lá!

Vc já foi pra Campos?? Tem algum lugarzinho que eu estou esquecendo e que vc acha maravilhoso?? Me conta aqui nos comentários! E não esquece de me acompanhar lá no snap e no Instagram!


Bjoo e boa viagem!

10 comentários:

  1. Oi Nana, nossa você é muito organizada *-* Eu até tento mas as vezes (na maioria) é fail. Faza tempo que não viajo :( To precisando muito de Férias, fui a canela esses dias, mas não fui em nenhum ponto turístico nem dormi por lá, foi rápido coisa de vapt vupt, viajar mesmo e aproveitar, conhecer lugares faz tempo que não faço mesmo :/
    Mas que legal, espero que você faça uma boa viagem e venha recheada de fotos pra nós ♥ Amo fotos de viagens haha Vou te seguir no snap pra acompanhar tudinho :p Adorei seu roteiro, adorei as dicas e assim que eu puder viajar vou me programar com as suas dicas.
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adri! Eu tento ser o mais organizada possível, isso me deixa bem mais confortável, mas não é sempre que acontece não viu! Queria muito conhecer Gramado e Canela, devem ser lugares lindos demais, sem contar o frio delicioso! Separe um tempinho pra vc viajar, faz muito bem pra nossa vida! Bjoo

      Excluir
  2. Minha linda, como eu amo suas dicas. Como você já sabe que na próxima semana quem vai sou eu,rsrsrsrs...vou aproveitar essas suas dicas e colocar no meu roteiro.
    Boa viagem e aproveite muitoooooooo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosy!! Por pouco não nos conhecíamos lá em Campos heim! Seria muito legal, uma pena que tem uma semana de diferença! Mas vamos passar um pouquinho de frio juntas!ashashahsah Eu não conheço esses lugares que coloquei no roteiro ainda, mas se eles forem muito bons eu te conto! Bjoo

      Excluir
  3. Oi Natasha!
    Campos do Jordão tem tantos lugares para visitar e até difícil de decidir, neh? E o melhor é ter chocolate quente em quase todo lugar! rs
    Tem um app muito legal que me ajuda a organizar minhas viagens, chama TripIt. Eu adoro
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Campos tem mesmo várias opções de passeios e restaurantes, o que deixa bem difícil de decidir mesmo! Eu não conhecia esse app vou fuçar nele já, obrigada pela dica!!! Bjoo

      Excluir
  4. Adoreeei as dicas! Eu sou a louca de planejamento e organização das viagens, e agora to com o maior problema pois tenho que fazer o roteiro de uma viagem miami - orlando mas um dos parques da disney corre risco de fechar bem na época que vou! não sei se deixo um dia pra ele, e deixo um plano B ou se vale a pena já desistir dele por precaução, não sei mesmo o que faço, tá uma crise! Tem alguma dica? hahahaha
    Beijão!
    www.leituraemdia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol! Nossa como assim um dos parques vai fechar?? Meu deus eu nem fui lá ainda, não pode fechar não! Acho que vc deve considerar ir nele sim, mas manter um plano B pra caso aconteça alguma coisa! Também sou a louca do planejamento viu!ashahsahsh Bjoo

      Excluir
  5. Pra mim o TripAdvisor é extremamente importante tb! hahahahahh
    Vc vai pra lugares bem bonitos, eu já fiz um bate-volta pra Campos do Jordão, tenho foto no Pico do Itapeva e comi no Pastel do Maluf
    Tenho umas fotos bem lindas no Parque Horto Florestal, com folhas avermelhadas caídas na grama verde, aproveita bastante pra tirar fotos maravilhosas!
    Bjo bjo,
    Tati ✦ Quero Ir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati! Nossa achei maravilhoso o Horto Florestal, tirei muitas fotos e vou fazer um post especial pra ele, mas eu amo Campos no geral, acho que eu moraria lá o resto da minha vida! ashashahs Bjoo

      Excluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.
❤ Me siga em outras redes sociais!
❤ Instagram https://www.instagram.com/nataschasimoes/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...